Meu cão lambe muito as patas, será que está estressado? 🐶

Muitos tutores chegam ao consultório em busca de uma solução para a lambedura das patas, entendendo que um bom calmante, ou alguma manobra de adestramento fará seu animal parar de lamber as patinhas.

Mas e se a causa da lambedura não for estresse ou tédio?

Então, uma das causas, se não a mais frequente é a coceira, o prurido. Sim, seu cão pode estar com muita coceira nas patinhas, como não consegue coçar, a forma que ele encontra de aliviar o incômodo, é lambendo.

A coceira pode ocorrer por alguma alergia ou por algum irritativo nessas patas. Pode ser concentrado a uma pata, ou mais de uma.

Logo, primeiro descartamos a possibilidade da coceira, depois buscamos se é sim estresse ou tédio. Porque existe essa causa também. Assim, como roemos as nossas unhas, eles também podem ter o hábito de lamber e até roer as unhas para se distrair, seja distração por não ter outra atividade, ou para distrair de algum momento que para ele está sendo estressante.

Se a causa for a coceira, temos que identificar o por que está coçando e tratar a causa primária.

Para o estresse ou tédio, não acho muito interessante já partir para medicamento, a não ser que aquele animal esteja se ferindo. Mas prefiro tentar florais e atividades ao longo do dia, brinquedos interativos, que dispertam a curiosidade daquele animal e o ocupe por um bom tempo.

Nós veterinários conseguimos identificar e tratar da melhor forma cada paciente. Não deixe de procurar-nos.